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Reunião da equipa

Nossos
Colaboradores

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Danilo Santos da Silva

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Juliana Marcondes Bussolotti

Profissional de nível superior com mais de 10 anos de experiência em projetos de cooperação técnica internacional e políticas públicas socioambientais, dedicados especialmente a temas como: conservação de recursos naturais, gestão integrada da paisagem, pesquisa e desenvolvimento territorial sustentável nas áreas de Clima, Biodiversidade, Povos e Comunidades Tradicionais. Mestre em Geografia pela UNESP e Especialista em Gestão de Projetos pela USP/Esalq.

Graduação em Escola de Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo, pós-graduação lato sensu em Designer Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá, mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é pós-doc. do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - TerritoriAL - UNESP, SP. Professora assistente III da Universidade de Taubaté, professora coordenadora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté - MPE, professora do Departamento de Gestão e Negócios - GEN, integrante da Comissão Própria de Avaliação - CPA - UNITAU, conselheira do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP - UNITAU, professora coordenadora do curso de geografia e artes visuais EAD da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de educação, geografia, turismo e meio ambiente, com ênfase em: Ensino Superior, Educação Ambiental, Educação Tecnológica e Arte Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: arte educação, formação docente, diversidade sociocultural e inclusão, educação ambiental para sustentabilidade, empreendedorismo e inovação, tecnologia da informação e comunicação e processos de ensino e aprendizagem. Linhas de Pesquisa: Empreendedorismo, Inovação e Educação; Formação Docente e Desenvolvimento Profissional; Inclusão e Diversidade Sociocultural; Saberes e práticas no uso de tecnologias em educação; Educação ambiental para a conservação da biodiversidade; Arte-Educação; Planejamento da paisagem; Uso público em Unidades de Conservação. Vice líder dos grupos de pesquisa: Educação: desenvolvimento profissional, diversidades e metodologias - UNITAU - Ciências Humanas, Educação; Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e Práticas em Educação à Distância - UNITAU - Ciências Humanas, Educação. Coordena o grupo de estudos Arte educação e criação no MPE UNITAU. Presidente da Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta, ACIA e tesoureira da Organização Paulista de Arte Educação.

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Flávia Cysne Suarez

Navarro

Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade São Marcos (2002), especialização em Negócios da Sustentabilidade pela Universidade Católica de Santos - UniSantos (2012). Dezoito anos de experiência na coordenação e desenvolvimento de projetos socioambientais voltados aos povos e comunidades tradicionais, no entorno ou em sobreposição com Unidades de Conservação. Trabalha com processo participativo e educação popular utilizando diversas ferramentas que facilitam o entendimento, favorecendo assim, o envolvimento dos moradores, possibilitando a conciliação de informações técnicas e conhecimento empírico, valorizando dessa maneira os saberes e a cultura das populações e, contribuindo com o empoderamento dessas comunidades. Durante sete anos contribuiu com os programas de Interação Socioambiental e de Uso Público (Pesquisa e Educação Ambiental) do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual Serra do Mar, sendo responsável pela interlocução com as comunidades locais, visando contribuir com o desenvolvimento territorial. Atua principalmente nos temas de Saneamento Ambiental, Turismo Sustentável e Gestão Territorial. Entre os trabalhos desenvolvidos destacam-se os projetos: Programa de Educação Ambiental (PEA – Condicionante da Petrobras), Plano de Manejo das Áreas de Proteção Ambiental Marinha do Estado de São Paulo, Plano de Ordenamento de Cadeia Produtiva da Pesca Amadora nas APAs Marinhas do Litoral Norte, Sul e Centro, Planejamento Ambiental da Bacia Hidrográfica Iriri/Onça, Plano de Negócios em Turismo Sustentável na porção norte de Ubatuba, Saneamento, Educação e Saúde nos bairros do Cambury, da Almada e do Sertão da Fazenda, Ecoturismo na Praia da Almada ¬ construção de roteiro caiçara e qualificação profissional dos moradores locais e Implantação de tecnologias alternativas de saneamento nos bairro do Cambury e Almada. Atua também na área de gestão administrativa financeira e organizacional como nos projetos: Capacitação de Gestores de Unidades de Conservação do Estado de São Paulo e Janelas Abertas para o Parque Estadual Restinga da Bertioga e na área de produção de materiais de comunicação como, a elaboração dos materiais elaborados nos projetos da Associação Cunhambebe.
http://lattes.cnpq.br/6569651461967465

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Flávia Cysne Suarez Navarro 

Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade São Marcos (2002), especialização em Negócios da Sustentabilidade pela Universidade Católica de Santos - UniSantos (2012). Dezoito anos de experiência na coordenação e desenvolvimento de projetos socioambientais voltados aos povos e comunidades tradicionais, no entorno ou em sobreposição com Unidades de Conservação. Trabalha com processo participativo e educação popular utilizando diversas ferramentas que facilitam o entendimento, favorecendo assim, o envolvimento dos moradores, possibilitando a conciliação de informações técnicas e conhecimento empírico, valorizando dessa maneira os saberes e a cultura das populações e, contribuindo com o empoderamento dessas comunidades. Durante sete anos contribuiu com os programas de Interação Socioambiental e de Uso Público (Pesquisa e Educação Ambiental) do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual Serra do Mar, sendo responsável pela interlocução com as comunidades locais, visando contribuir com o desenvolvimento territorial.

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Patrícia Ortiz Monteiro

Doutora em Ciências Ambientais. Especialista em: Gestão de Negócios Inovadores (UNINTER), Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas na Educação (INESP), GestãoEscolar e Coordenação Pedagógica (INESP), Gestão Ambiental em Empreendimentos Litorâneos (USP), Turismo e Meio Ambiente (SENAC), e Planejamento e Manejo deUnidades de Conservação (CATIE/Costa Rica). Trabalha há 20 anos na Educação Superior, há 7 anos em programas stricto-sensu e há 13 anos na Educação a Distância.Atualmente é professora vinculada ao Departamento de Gestão e Negócios e aos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano (permanente) e em Educação(colaboradora) da Universidade de Taubaté, e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência em Educação aDistância: Gestão de Programas, Projetos, Materiais Didáticos e Cursos, Regulação e Implantação de Cursos Superiores (2012-2022), coordenação de polo (2009-2012),coordenação,docencia e tutoria de cursos (2009-2020). Tem experiência em Gestão: Projeto, Implantação e Gestão de Ambiente de Inovação - HUB (2019-2021), DiretoraExecutiva da Empresa de Pesquisa, Tecnologia e Serviços -EPTS (2013-2021), Diretora de Empresa Mista de Turismo (2004-2005), Gestora de empresa própria, e Mentora deNegócios da ABMEN-SP. Tem experiência de 22 anos em assessorias e consultorias nos setores público e privado, e de 16 anos em captação e gestão de projetossocioambientais do terceiro setor. Participa de grupos de pesquisa, entre eles, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e Práticas em Educação àDistância e o GT de Representações Sociais da ANPEPP. Linhas de Pesquisa: Contextos, Práticas Sociais e Desenvolvimento Humano; Representações Sociais; FormaçãoDocente e Desenvolvimento Profissional; Educação ambiental e Conservação da biodiversidade; Saberes e práticas no uso de tecnologias em educação; Inovação eEducação; Inclusão e Diversidade Sociocultural; Uso público em Unidades de Conservação.
Atua nos temas: Empreendedorismo, Inovação, Desenvolvimento Sustentável,Educação, Representações Sociais, Educação a Distância, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Educação Ambiental, Turismo, Comunidades Tradicionais,Conservação da biodiversidade, Unidades de Conservação.

https://orcid.org/0000-0002-2944-9050 https://www.researchgate.net/profile/Patricia-Monteiro-14

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Juliana Sampaio Farinaci

Bióloga, Mestre em Genética e Evolução, Doutora em Ambiente e Sociedade pela UNICAMP, com formação em Facilitação de processos pelo Programa Germinar. Experiência de cerca de 10 anos em projetos ambientais e pesquisas nas áreas de resiliência socioecológica, análise espacial, biodiversidade e ação coletiva, com ênfase em processos participativos e mobilização comunitária. Atualmente trabalho na Akarui, organização da sociedade civil de São Luiz do Paraitinga, SP, em projetos que promovem restauração ecológica e circuitos agroalimentares curtos.

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Ana Cristina Valcárcel Vellardi

Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela FFLCH/USP e FEUSP; Mestrado em Paisagem e Ambiente pela FAU/USP. Realiza estudos, pesquisas, projetos de lei e publicações sob enfoque participativo e colaborativo relacionadas a planejamento urbano e ambiental e Educação Ambiental há 35 anos. Atualmente conjuga atividades de pesquisa no Observatório das Metrópoles, Núcleo Baixada Santista, consultorias e docência na rede municipal de ensino de Santos.

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Caetano Franco

Doutorando em Recursos Florestais e Conservação Ambiental (2021) pela Virginia Polytechnic Institute and State University (EUA). Bacharel em Geografia (2013) pela Universidade Federal de Alfenas; Aperfeiçoamento em Manejo de Áreas Protegidas (2019) pela Colorado State University (EUA); e Mestre em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia (2020) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Tem experiência na temática socioambiental: áreas protegidas; uso e cogestão de recursos naturais; geotecnologias e cartografias participativas; ordenamento e gestão territorial. Atua em projetos socioambientais de 2013. Atualmente é pesquisador do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM).

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Luciana Sonnewend Brondizio

Graduada em Biologia Marinha pela UFRJ; Mestre em Ciência Ambiental pela USP, e cursando MBA em Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular pela PUCRS. Ampla experiência em projetos de conservação ambiental e envolvimento comunitário em diferentes regiões do Brasil (Norte, Nordeste e Sudeste), sendo: cerca de 20 anos no Projeto Tamar; 1 ano como bióloga e educadora ambiental no Projeto Várzea (IPAM -Santarém/PA) 1 ano como Pesquisadora no Projeto IARA/IBAMA (Santarém /PA); 4 anos como consultora para o Governo do Estado do Amapá no âmbito do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá. Atualmente estou como Diretora Administrativa e assistente gerencial no Instituto Argonauta (Ubatuba/SP).

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Clarissa Magalhães 

Bacharel em Ciências Sociais (Antropologia), Unicamp; mestrado em Energia (Ambiente e Sociedade), UFABC; doutorado em Planejamento e Gestão do Território (Dinâmicas Territoriais) UFABC; auditoria de certificação de manejo florestal do Sistema FSC.

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Allan Yu Iwama

Engenharia Ambiental (UNESP), com mestrado em Sensoriamento Remoto (INPE) e doutorado em Ambiente e Sociedade (NEPAM/UNICAMP). Experiencia há 15 anos em projetos socioambientais. Atua em projetos de pesquisa associados com mudanças climáticas e adaptação, riscos de desastres, dinâmica de cobertura e uso da terra, ciência cidadã e metodologias participativas. Professor visitante pelo PRODEMA da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

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Rosana Kisil

Mestre Sustentabilidade e Adm. Empresas /FGV, MBA Adm. FGV, Graduada Eng. Agr. USP. Certificada Governança / International Fellowship Course in Boards Management e Faclilitação em Processos Sociais, autora de Projetos Sociais em Pauta – um modelo de construção coletiva, 2020 e Manual de Elaboração de Projetos e Propostas para Organizações da Sociedade Civil, 2001. Experiente em governança, planejamento estratégico, diagnóstico de sustentabilidade/ESG, facilitação de mudanças e inovação, engajamento de stakeholders, territórios e comunidades sustentáveis, planos participativos de manejo de unidades de conservação.

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